Funções são sequências de comandos que processam dados visando encontrar um resultado, podendo exibi-lo, retornar seu valor para o código que chamou a função ou simplesmente armazená-lo para uso futuro.

A sintaxe de criação de funções em JavaScript é bastante simples. Vou dar um exemplo:

function nome_da_funcao()
{
//comandos...
}

A função também poderia receber algum argumento para ser processado dentro dela. Argumentos nada mais são do que valores já existentes no código fora do script e que precisam ser passados para ele, para que haja algum tipo de processamento. Nesse caso a sintaxe seria:

function nome_da_funcao(argumento)
{
//comandos...
}

Esse argumento poderia ser um único caractere, um texto ou um número A palavra contida dentro dos parênteses é como o script irá se referir a esse argumento. É o seu nome durante a execução do código, ou seja, seu identificador.

Caso queira passar mais de um argumento, basta separá-los por vírgulas, dessa forma:

function nome_da_funcao(argumento1, argumento2, argumento3)
{
//comandos...
}

Vamos a um exemplo bem simples para exibição de uma mensagem através de uma função.

<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html;
charset=utf-8" />

<title>Untitled Document</title>

<script type="text/javascript">
function exibeMensagem(mensagem) {
alert(mensagem);
}
</script>

</head>
<body onload="exibeMensagem('Seja Bem Vindo ao Contém Bits');">
</body>
</html>

O parâmetro onload fez a chamada para a função já no carregamento da página e, como é uma função que estava preparada para receber um argumento, foi preciso passar essa informação, que no caso foi a frase “Seja Bem Vindo ao Contém Bits”.

Repito que é importante ficar claro que o nome “mensagem”, definido entre parênteses na linha function, é a forma como a função irá se referir a esse parâmetro, ou seja, nesse exemplo, sempre que quisermos nos referir ao texto enviado ao script, devemos usar o identificador chamado de “mensagem”.

Executando esse código teremos:

Funções JavaScript

Aqui fizemos uma chamada automática, disparada pelo parâmetro onload, da tag body, à função exibeMensagem. No tópico seguinte vamos criar outra situação, onde uma função que vai calcular um determinado valor seja chamada quando um botão for clicado.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.