Ainda sobre funções de manipulação de tempo, é preciso falar sobre a clearInterval, que tem
o papel de interromper o comando setInterval. Isso lhe dará ainda mais liberdade para
explorar as funções desses comandos, pois você pode executar repetidamente uma função, mas depois de um tempo fazê-la
parar. A forma de realizar isso é simples. É importante destacar que a função setInterval
retorna sempre um valor inteiro, que é o ID da execução, ou seja, seu número único de
identificação, da seguinte forma:
var id = setInterval("alert('Olá!')", 2000);
Dessa forma colocamos, na variável id, o valor identificador
dessa função. Se você criar várias funções manipuladoras de tempo, cada uma terá um id
diferente.
Então, para interrompermos a função, usaremos o clearInterval, da seguinte forma:
function parar()
{
clearInterval(id);
}
Basta chamarmos a função clearInterval e passarmos, como único
argumento, a variável id, que recebeu, no início do nosso exemplo, o identificador
da função que queremos interromper.
Vou criar um botão que chama essa função e outro que a interrompe, vejam como vai ficar o código:
<form id="form">
<input type="button" id="botao" value="Iniciar" onclick="iniciar();"/>
<input type="button" id="botao" value="Parar" onclick="parar();"/>
</form>
E nosso JavaScript completo ficará assim:
<script type="text/javascript">
var id;
function iniciar() {
id = setInterval("alert('Olá!')", 2000);
}
function parar() {
clearInterval(id);
}
</script>
Vou executar essa página:
Clicando no botão Iniciar, disparamos a função que exibe o alerta a cada 2 segundos:
Então, clico no botão Parar e a execução dessa função é interrompida imediatamente.
Isso é interessante, mas podemos abrir ainda mais o leque de possibilidades se conseguirmos definir um código que se
desligue sem a interação do usuário, ou seja, que faça a interrupção automática de algum código já em execução. Isso é
possível utilizando uma função que também já vimos, que é a setTimeout. Vejam que a
alteração no código é bem pequena, mas funciona perfeitamente.
Nosso JavaScript agora ficará dessa forma:
Dessa forma a mensagem será exibida 4 vezes, então antes da quinta execução, que aconteceria após 10 segundos, a função parar será automaticamente chamada e interromperá esse ciclo. Dessa forma podemos criar códigos que fazem auto execução quantas vezes quisermos.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Mortal Kombat - O Filme
O filme Mortal Kombat, inspirado no jogo de mesmo nome, faturou 23 milhões de dólares apenas no fim de semana de estreia nos EUA. Ainda sobre este título de sucesso, outra cifra que impressiona é o faturamento ao longo do primeiro ano: 1 bilhão de dólares no mundo todo.
Tomb Raider - O Filme
Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.
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Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.
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O Playstation só nasceu porque uma parceria entre Sony e Nintendo, para desenvolver uma unidade de CD para o Super Nintendo, fracassou. Clique aqui e saiba mais.
PDP-1
O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.