Ainda sobre funções de manipulação de tempo, é preciso falar sobre a clearInterval, que tem
o papel de interromper o comando setInterval. Isso lhe dará ainda mais liberdade para
explorar as funções desses comandos, pois você pode executar repetidamente uma função, mas depois de um tempo fazê-la
parar. A forma de realizar isso é simples. É importante destacar que a função setInterval
retorna sempre um valor inteiro, que é o ID da execução, ou seja, seu número único de
identificação, da seguinte forma:
var id = setInterval("alert('Olá!')", 2000);
Dessa forma colocamos, na variável id, o valor identificador
dessa função. Se você criar várias funções manipuladoras de tempo, cada uma terá um id
diferente.
Então, para interrompermos a função, usaremos o clearInterval, da seguinte forma:
function parar()
{
clearInterval(id);
}
Basta chamarmos a função clearInterval e passarmos, como único
argumento, a variável id, que recebeu, no início do nosso exemplo, o identificador
da função que queremos interromper.
Vou criar um botão que chama essa função e outro que a interrompe, vejam como vai ficar o código:
<form id="form">
<input type="button" id="botao" value="Iniciar" onclick="iniciar();"/>
<input type="button" id="botao" value="Parar" onclick="parar();"/>
</form>
E nosso JavaScript completo ficará assim:
<script type="text/javascript">
var id;
function iniciar() {
id = setInterval("alert('Olá!')", 2000);
}
function parar() {
clearInterval(id);
}
</script>
Vou executar essa página:
![ClearInterval JavaScript]( ../../assets/img/cursos/javascript/15-ClearInterval_JavaScript.png)
Clicando no botão Iniciar, disparamos a função que exibe o alerta a cada 2 segundos:
![ClearInterval JavaScript]( ../../assets/img/cursos/javascript/15-ClearInterval_JavaScript2.png)
Então, clico no botão Parar e a execução dessa função é interrompida imediatamente.
Isso é interessante, mas podemos abrir ainda mais o leque de possibilidades se conseguirmos definir um código que se
desligue sem a interação do usuário, ou seja, que faça a interrupção automática de algum código já em execução. Isso é
possível utilizando uma função que também já vimos, que é a setTimeout. Vejam que a
alteração no código é bem pequena, mas funciona perfeitamente.
Nosso JavaScript agora ficará dessa forma:
![Alterar imagem automaticamente - JavaScript]( ../../assets/img/cursos/javascript/15-ClearInterval_JavaScript3.png)
Dessa forma a mensagem será exibida 4 vezes, então antes da quinta execução, que aconteceria após 10 segundos, a função parar será automaticamente chamada e interromperá esse ciclo. Dessa forma podemos criar códigos que fazem auto execução quantas vezes quisermos.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
Street Fighter 2
Street Fighter 2, lançado para o Super Nintendo no início dos anos 90, foi o principal responsável pelo aumento nas vendas deste console. Graças ao sucesso do título nos Arcades e à perfeita adaptação ao console, muitos consumidores adquiriram o SNES para jogarem o título em casa. Saiba mais.
Space Invaders
O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.
Final Fantasy X
O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!
Final Fantasy
O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.
Senhas
Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.