Ainda sobre funções de manipulação de tempo, é preciso falar sobre a clearInterval, que tem o papel de interromper o comando setInterval. Isso lhe dará ainda mais liberdade para explorar as funções desses comandos, pois você pode executar repetidamente uma função, mas depois de um tempo fazê-la parar. A forma de realizar isso é simples. É importante destacar que a função setInterval retorna sempre um valor inteiro, que é o ID da execução, ou seja, seu número único de identificação, da seguinte forma:

var id = setInterval("alert('Olá!')", 2000);

Dessa forma colocamos, na variável id, o valor identificador dessa função. Se você criar várias funções manipuladoras de tempo, cada uma terá um id diferente.

Então, para interrompermos a função, usaremos o clearInterval, da seguinte forma:

function parar()
{
clearInterval(id);
}

Basta chamarmos a função clearInterval e passarmos, como único argumento, a variável id, que recebeu, no início do nosso exemplo, o identificador da função que queremos interromper.

Vou criar um botão que chama essa função e outro que a interrompe, vejam como vai ficar o código:

<form id="form">
<input type="button" id="botao" value="Iniciar" onclick="iniciar();"/>

<input type="button" id="botao" value="Parar" onclick="parar();"/>
</form>

E nosso JavaScript completo ficará assim:

<script type="text/javascript">
var id;
function iniciar() {
id = setInterval("alert('Olá!')", 2000);
}

function parar() {
clearInterval(id);
}
</script>

Vou executar essa página:

ClearInterval JavaScript

Clicando no botão Iniciar, disparamos a função que exibe o alerta a cada 2 segundos:

ClearInterval JavaScript

Então, clico no botão Parar e a execução dessa função é interrompida imediatamente.

Isso é interessante, mas podemos abrir ainda mais o leque de possibilidades se conseguirmos definir um código que se desligue sem a interação do usuário, ou seja, que faça a interrupção automática de algum código já em execução. Isso é possível utilizando uma função que também já vimos, que é a setTimeout. Vejam que a alteração no código é bem pequena, mas funciona perfeitamente.

Nosso JavaScript agora ficará dessa forma:

Alterar imagem automaticamente - JavaScript

Dessa forma a mensagem será exibida 4 vezes, então antes da quinta execução, que aconteceria após 10 segundos, a função parar será automaticamente chamada e interromperá esse ciclo. Dessa forma podemos criar códigos que fazem auto execução quantas vezes quisermos.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.


Excesso de barulho dentro do seu gabinete, principalmente logo que você o liga, pode ser sintoma de problemas nas ventoinhas, que podem precisar ser limpas ou trocadas. Entre em contato com um técnico de sua confiança e verifique isso o quanto antes.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.