Validar um campo significa verificar se o formato da informação contida nele está coerente com o que o restante do código está esperando. Ela é importante para impedir que determinado bloco de código receba um dado em formato incorreto. Se uma função aguarda um número para realizar uma operação matemática, mas recebe uma letra, teremos uma falha grave, pois a execução não poderá prosseguir.

Nós fizemos alguns exemplos nos tópicos anteriores sobre JavaScript onde dois valores digitados pelo usuário são multiplicados, então o script exibia o resultado. Tudo funcionou perfeitamente, mas só porque fizemos bom uso da página e inserimos os dados corretamente, mas e se no lugar de um número tivéssemos inserido uma letra, o que aconteceria? Vamos testar!

Validação JavaScript

Oooops! Tentei multiplicar o número 4 pela letra R e vejam o que foi retornado no campo resultado. Apareceu a sigla NaN, que significa Not a Number, ou seja, o código identificou que o valor não é um número.

É para evitar esse tipo de problema que as validações existem. Nesse caso devemos, antes de efetuar a multiplicação, verificar se os dados, tanto do campo 1 quanto do campo 2, são realmente números.

Para isso vamos usar os comandos de decisão if/else, e também uma função do próprio JavaScript, chamada isNaN.

Conhecendo o isNaN

Essa função verifica se um determinado dado é um número. Esse dado pode ser o campo de um formulário ou uma variável. O cuidado que se deve tomar com ela é que o retorno é sempre um valor booleano, ou seja, true ou false, mas ela irá retornar true quando o dado NÃO for um número e false quando for um número. Temos uma tendência em achar que o true será retornado quando for um número, mas basta lembrar que a sigla NaN significa Not a Number. Vamos a um exemplo para deixar bem claro.

var y = 5;
var x = “Contém Bits”;
var w = “8”;

isNaN(y); = retornará false, pois 5 é um número.

isNaN(x); = retornará true, pois o conteúdo de x não é um número e sim uma string.

ixNaN(w); = retornará true, pois embora o que esteja armazenado na variável w seja um número, trata-se de uma string e não um valor numérico.

É importante que fique claro que essa função procura por números, ou seja, dados que possam sofrer operações aritméticas. Strings e outros valores booleanos retornarão sempre true.

Bem, agora que você já sabe usar o if/else e o isNaN, fica fácil consertar o problema exibido no início do tutorial. Vejam como ficaria uma das formas de evitar aquele erro do campo em branco sendo tratado como zero:

Validação - JavaScript

Vou provocar um erro no navegador, vejam:

Validação JavaScript

Vejam que inseri um dado não numérico no campo 2 e nossa validação funcionou perfeitamente! No entanto, o nosso minúsculo código ainda não está perfeito e vou lhes explicar o motivo. Aliás, vou demonstrar, vejam:

Validação JavaScript

Eu não inseri nada no campo 2, mas mesmo assim nosso código não deu qualquer alerta. Isso aconteceu porque a função isNaN tratou nosso campo vazio como se valesse zero. Vamos melhorar o código, para que campos vazios também tenham a mensagem de alerta exibida. Para isso aumentaremos a validação para incluir campos de string vazios, que são representados por um par de aspas, sem nada entre elas, dessa forma: “ ”

Então nosso código JavaScript ficará dessa maneira:

Validação - JavaScript

Vamos testar:

Validação JavaScript

Percebam que com o campo em branco, agora ele exibe a mensagem de alerta e não processa o cálculo, ou seja, nosso minúsculo script está funcionando corretamente!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A IBM detém o recorde de patentes em um único ano, atingindo a marca de 4186 registros no ano de 2008. Clique aqui e saiba mais sobre esta gigante do mundo da tecnologia.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


As primeiras máquinas de fliperama do mundo a utilizarem moedas, chamadas de Galaxy Game, custavam mais de 20 mil dólares para serem produzidas. Saiba mais sobre elas aqui.


A partida mais longa do clássico Space Invaders durou incríveis 38 horas e 32 minutos e esta façanha foi conseguida por um jogador de apenas 12 anos! O jogo, claro, podia ser pausado para alimentação e descanso, mas ainda assim o recorde, estabelecido no dia 02/09/1980, ainda não foi quebrado. Saiba mais.