No artigo sobre Herança eu dei um exemplo definindo algumas cores e, para isso, usei o próprio nome da cor.

body
{
color:brown;
}

i
{
color:red;
}

Apesar de funcionar, essa não é a maneira correta de se definir cor a algum objeto. Primeiro porque alguns navegadores não reconhecem algumas cores definidas pelo nome e, segundo porque através de nomes poderíamos definir apenas alguns tons e não tiraríamos proveitos dos quase infinitos tons disponíveis. Para solucionar esse problema existem duas formas que podem ser utilizadas, que são a definição através de valores hexadecimais, e pelo sistema RGB (Red, Green, Blue). O inconveniente é que tanto uma quanto a outra são praticamente ilegíveis para nós, humanos, mas para os computadores elas são claras e podem formar qualquer tonalidade de cor.

O sistema hexadecimal também é conhecido como sistema de Base 16, pois conta com 10 números e mais 6 letras, de A até F, para fazer a identificação.

Um exemplo de cor definida através desse sistema seria:

Body
{
Background-color: #DAA520;
}

Percebam que foram usados números, mas também letras. Nesse exemplo utilizei o D como o mais alto valor, representando o número 13 na base decimal, mas poderia ter utilizado até o F, que nessa mesma base representaria o 15. O símbolo # é fundamental e faz parte da sintaxe do comando.

Já o sistema RGB se baseia no princípio de que, combinando as três cores primárias, o vermelho, verde e o azul, pode-se formar qualquer outra tonalidade. A junção das três formaria o branco e a ausência de todas elas, o preto.

A intensidade com que cada cor é inserida nos códigos CSS através do sistema RGB varia de 0 a 255. Aliás, se você está começando a se aventurar no mundo da programação ou da computação em geral, acostume-se com intervalos de 256 unidades, que equivale a 28. Utilizando esse intervalo é possível armazenar cada valor de cor em um 1 byte cheio, ou seja, usando os 8 bits, por isso ele foi escolhido.

Um exemplo de representação de cores usando o sistema RGB seria:

Body
{
Background-color: rgb(200, 255, 150);
}

A regra, em si, é parecida com o sistema hexadecimal, trocando-se apenas o símbolo # pelo rgb e definindo, entre parênteses, a intensidade que se quer de cada uma das cores, na ordem vermelho, verde e azul.

Também é possível utilizar uma variação desse sistema RGB, que é a utilização de porcentagem no lugar do número, como no exemplo abaixo:

Body
{
Background-color: rgb(70%, 50%, 90%);
}

Não é comum encontrarmos quem utilize essa forma, mas coloquei apenas para que você saiba que é possível. Aliás, a forma encontrada na maioria dos sites é a primeira, que utiliza o método hexadecimal.

De qualquer forma, como eu havia dito, nenhuma dessas maneiras é intuitiva e ninguém irá tentar decorar qual combinação formará determinada cor. Sendo assim, vou recomendar um site abaixo, que contém uma enorme variedade de cores e, se elas não forem suficientes, você pode montar sua cor e já ter acesso ao código da mesma.


Clique aqui para acessar o "HTML Color Codes"


No tópico seguinte falarei sobre as unidades de medida do CSS.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O jogo Final Fantasy X para o Sony Playstation 2 vendeu, apenas no dia do seu lançamento, 1.455.732 cópias, estabelecendo um recorde de vendagem para as primeiras 24 horas de um game. Méritos da SquareSoft, que desenvolveu um excelente produto!


O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


Digitar senhas em computadores de uso coletivo é extremamente perigoso, pois além de softwares de monitoramento, existem dispositivos de hardware que podem capturar suas senhas. Evite ao máximo acessar sites de bancos a partir destes computadores. Veja mais aqui.


O famoso título Final Fantasy, da Square Enix, tem este nome exatamente porque se tratava da última esperança da empresa, que estava à beira da falência quando o lançou. Clique aqui e conheça detalhes dessa história.