HTML significa Hyper Text Markup Language, e ela foi criada por Tim Berners-Lee, com o objetivo de permitir a comunicação entre ele e outros pesquisadores, para que pudessem trocar informações sobre suas pesquisas. Ele jamais poderia imaginar que ela se tornaria fundamental para a vida de todos, como acabou se tornando.

É graças ao HTML que podemos apresentar informações através da Internet. Quase tudo o que é exibido em seu navegador, seja ele o Internet Explorer, Firefox, Chrome, Safari, Opera ou qualquer outro, é fundamentalmente código HTML. Eu disse quase, pois hoje já podemos exibir animações, vídeos e gráficos que não são HTML, mas são estruturados dentro dele. Então, resumindo, sem HTML não seria possível que você visualizasse nenhum documento na Internet.

Você verá que aprender essa linguagem é bastante fácil e, uma das grandes vantagens do HTML é que você pode criar suas páginas sem se preocupar em qual computador elas serão abertas, ou seja, ela pode ser portada de uma plataforma computacional para outra. Isso é realmente muito bom! Outro ponto a favor é que ela pode ser criada em qualquer programa editor de textos, inclusive o bloco de notas, do Windows. Basta que se salve o arquivo com a extensão .html e pronto! Ele já poderá ser aberto em seu navegador. Claro que se você pretende criar páginas para a Internet profissionalmente deve procurar programas específicos para isso, e existem muitos! Existem desde alguns gratuitos, mas eficientes, até as suítes de desenvolvimento. Eu gosto bastante do Adobe Dreamweaver, que pode ser baixado como versão de avaliaçao aqui.

É importante que fique claro que HTML não é uma linguagem de programação, mas sim de estruturação de textos. Parece confuso, e profissionais que trabalham apenas com HTML não gostam muito de ouvir isso, mas basta pensar que ela não possui estruturas condicionais, ou seja, não se pode direcionar a ação para um lado ou para outro. O princípio básico de qualquer linguagem de programação é, a partir de qualquer valor recebido e armazenado em uma variável, prosseguir com a execução do código em determinada direção. No HTML sequer existem variáveis! Percebam que não estou com isso desmerecendo essa incrível e importantíssima linguagem, tanto que disse acima e repito: sem ela, você não leria artigo nenhum aí no seu navegador. Sua importância é enorme nos dias de hoje, apenas é incorreto dizer que se “programou” uma página HTML.

É isso! Espero que tenha ficado claro. Nos próximos tópicos falarei sobre as principais tags dessa linguagem.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

A empresa Take-Two pagou à Infogrames mais de 22 milhões de dólares pelos direitos de Civilization, em novembro de 1994. Ainda sobre este título, Sid Meier, um dos seus fundadores, é o profissional da área dos games mais premiado em todo o mundo.


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.