Para concluirmos esse curso rápido sobre HTML, vou citar algumas tags que são bastante úteis.

<hr /> - Cria uma linha horizontal na tela, conforme figura abaixo:

Tags HTML

<strong> e </strong> - Destaca o texto, deixando-o mais forte que os restantes. Vejam a aplicação dele na palavra “face”:

Tags HTML

Visualmente ele é semelhante ao negrito, onde se usa a tag <b> e </b>, mas o strong possui um valor semântico mais forte. Os buscadores classificam textos dentro dessas tags de forma mais importante do que os apenas em negrito.


<blockquote> e </blockquote> - Essa tag é usada para fazer citação a algum outro texto. O navegador o coloca em destaque criando uma margem do lado esquerdo, vejam a sua aplicação no segundo bloco de texto:

Tags HTML

O primeiro quarteto não está delimitado por tags <blockquote> e o segundo está.


<strike> e </strike> - Todo o texto presente entre essas tags será exibido com um risco. No exemplo abaixo coloquei a palavra “mesmo” entre essas tags:

Tags HTML

Também é possível criar esse efeito através de regras CSS, mas ainda é bastante comum encontrarmos as tags <strike> em muitas páginas.


<sup> e </sup> - Deixam o texto sobrescrito.
Vejam o exemplo para o código <p> 5 <sup>2</sup> = 25 </p>:

Tags HTML

<sub> e </sub> - Criam texto subscrito. Vou criar um exemplo da seguinte forma: <p> A função horária da velocidade no Movimento Uniformemente Variado é: </p>
<p> V <sub> f </sub> = V <sub> 0 </sub> + a.t </p>

Tags HTML

Percebam que o f e o 0 estão deslocados para baixo, portanto subscritos.

Estas foram as tags que selecionei por achar que podem ser úteis. Acredito que com todas as tags vistas você já possa criar páginas simples. Se quiser criar sites mais complexos, dinâmicos e com interação com o usuário, é preciso aprender linguagens de programação que atuarão em cima dessas tags vistas aqui. Recomendo o Javascript, por ser uma linguagem de programação executada no navegador do usuário, portanto permite manipular dados inseridos por ele, fazer validações de campos, exibir mensagens de alerta, enfim, procedimentos desse tipo, e como linguagem a ser executava no servidor, portanto que permitem a criação de páginas dinâmicas, armazenamento de dados, acesso ao banco de dados, dentre outros, recomendo PHP ou ASP.Net. Com essas opções, não há site que não possa ser feito!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

O título Space Invaders, lançado em 1980, fez tanto sucesso em todo o mundo que as pessoas compravam o console Atari apenas para poderem jogá-lo em casa. Saiba mais sobre este incrível título clicando aqui.


Considerando todas as adaptações de jogos de videogame para o cinema, a mais bem sucedida foi Lara Croft: Tomb Raider, lançado em 2001 e que faturou 274 milhões de dólares. Ele foi dirigido por Simon West e estrelado pela bela Angelina Jolie.


O console Nintendo Entertainment System (NES), da Nintendo, detém o recorde de videogame mais clonado em todo o mundo. Já foram catalogados mais de 300 aparelhos diferentes capazes de reproduzir seus jogos! Saiba mais sobre ele aqui.


A empresa Universal City Studios, detentora dos direitos autorais do King Kong, processou a Nintendo logo após o lançamento de Donkey Kong, pois segundo ela, o game violava os seus direitos. Ela venceu o processo e recebeu da Nintendo uma indenização de quase 2 milhões de dólares.