Para concluirmos esse curso rápido sobre HTML, vou citar algumas tags que são bastante úteis.

<hr /> - Cria uma linha horizontal na tela, conforme figura abaixo:

Tags HTML

<strong> e </strong> - Destaca o texto, deixando-o mais forte que os restantes. Vejam a aplicação dele na palavra “face”:

Tags HTML

Visualmente ele é semelhante ao negrito, onde se usa a tag <b> e </b>, mas o strong possui um valor semântico mais forte. Os buscadores classificam textos dentro dessas tags de forma mais importante do que os apenas em negrito.


<blockquote> e </blockquote> - Essa tag é usada para fazer citação a algum outro texto. O navegador o coloca em destaque criando uma margem do lado esquerdo, vejam a sua aplicação no segundo bloco de texto:

Tags HTML

O primeiro quarteto não está delimitado por tags <blockquote> e o segundo está.


<strike> e </strike> - Todo o texto presente entre essas tags será exibido com um risco. No exemplo abaixo coloquei a palavra “mesmo” entre essas tags:

Tags HTML

Também é possível criar esse efeito através de regras CSS, mas ainda é bastante comum encontrarmos as tags <strike> em muitas páginas.


<sup> e </sup> - Deixam o texto sobrescrito.
Vejam o exemplo para o código <p> 5 <sup>2</sup> = 25 </p>:

Tags HTML

<sub> e </sub> - Criam texto subscrito. Vou criar um exemplo da seguinte forma: <p> A função horária da velocidade no Movimento Uniformemente Variado é: </p>
<p> V <sub> f </sub> = V <sub> 0 </sub> + a.t </p>

Tags HTML

Percebam que o f e o 0 estão deslocados para baixo, portanto subscritos.

Estas foram as tags que selecionei por achar que podem ser úteis. Acredito que com todas as tags vistas você já possa criar páginas simples. Se quiser criar sites mais complexos, dinâmicos e com interação com o usuário, é preciso aprender linguagens de programação que atuarão em cima dessas tags vistas aqui. Recomendo o Javascript, por ser uma linguagem de programação executada no navegador do usuário, portanto permite manipular dados inseridos por ele, fazer validações de campos, exibir mensagens de alerta, enfim, procedimentos desse tipo, e como linguagem a ser executava no servidor, portanto que permitem a criação de páginas dinâmicas, armazenamento de dados, acesso ao banco de dados, dentre outros, recomendo PHP ou ASP.Net. Com essas opções, não há site que não possa ser feito!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!


O personagem Mario só possui bigode porque quando ele foi criado, em 1981, a resolução de tela dos equipamentos disponíveis não permitia que fosse desenhada uma boca, então os desenvolvedores fizeram o grande bigode para contornar essa limitação tecnológica.


O primeiro jogo a fazer uso de uma Inteligência Artificial foi o Mouse in the Maze, criado em 1955, na União Soviética. Você pode saber mais sobre ele clicando aqui.


O mouse foi criado em 9 de dezembro de 1968, por um americano chamado Douglas Engelbart, que o batizou de "XY Position Indicator for a Display System". Conheça a história do mouse clicando aqui.