innerHTML
Os métodos de validação que vimos até aqui são bem eficientes, mas é possível que você não queira um alerta sendo exibido na tela como uma caixa de diálogo e pedindo que o usuário clique nele, que é como fizemos até aqui. Existem casos em que pode ser melhor um simples texto aparecendo na própria página, sem a necessidade da interação do usuário. Nesse caso devemos usar outra propriedade, chamada innerHTML.
A innerHTML permite que se adicione conteúdo a determinadas tags. Com isso podemos alertar o usuário sobre problemas de validação sem que a navegação seja interrompida por uma caixa de diálogo na tela. Isso pode ser feito, por exemplo, com o auxílio das tags p, span ou div.
Vou criar outra situação onde queremos receber a idade de um usuário e validá-la para sabermos se é um número e se ele é positivo. As mensagens de alerta agora serão exibidas em textos na própria página, de forma mais sutil. Nosso código ficará da seguinte forma:
Percebam que o código é simples.
O primeiro passo é definir, dentro do HTML, o local onde a mensagem será exibida. Neste exemplo eu criei uma tag span e a defini com o nome de mensagemRetorno. Depois, dentro da nossa função de validação, capturamos o elemento com o já comentado getElementById() e acionamos a propriedade innerHTML, que recebe o texto que queremos que seja exibido no campo de destino. É simples! Vejam na prática:
Notem que a validação funciona, e, caso façamos a inserção de um número negativo, é exibida a mensagem de alerta, mas de forma discreta e sem interromper a navegação do usuário, ou seja, o alerta está dado, mas nenhuma interação é necessária para que o usuário continue navegando pelo site. E é claro que essa mensagem poderia sofrer a ação de estilos CSS, deixando-a mais elegante, com bordas, sombras, enfim, o céu é o limite para o que você pode fazer.
Como observações sobre o innerHTML, vale ressaltar que ele só funciona para elementos definidos com o atributo id e não com o class, pois o id determina que só haja um elemento com aquela identificação na página e é disso que o script precisa para saber onde inserir o texto. Vale citar também que qualquer conteúdo presente na tag de destino será apagado quando o script inserir o valor através do innerHTML, ou seja, reserve sempre uma tag em branco para ele. Se você fizer algo como o exemplo abaixo esperando que o texto apareça na frente da palavra "Observação", NÃO FUNCIONARÁ:
<span id=”mensagemRetorno”>
Observação: </span>
Desta forma a palavra "Observação" será apagada e o texto inserido no seu lugar.
É isso! Agora você já sabe várias técnicas para melhorar a validação dos dados dos seus formulários e tornar a navegação do usuário mais amigável.
HARDWARE
Entendendo o seu computador
O que há dentro do meu computador?
Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.
Você Sabia?
River Raid
O épico jogo River Raid, do Atari, foi desenhado e boa parte de sua programação foi feita por uma mulher: Carol Shaw, uma excelente programadora e funcionária da Activision em 1982. Saiba mais sobre a história deste incrível jogo, aqui.
Nintendo Wii
Nos primeiros oito dias após o lançamento do console Nintendo Wii foram vendidas 600 mil unidades. Isso equivale a quase um por segundo e estes incríveis números são referentes às vendas apenas nos EUA!
Asteroids
O título Asteroids, do Atari, possui recorde de pontuação há 30 anos. Em 1982 um americano chamado Scott Safran atingiu a marca de 41.336.440. Atualmente ele faz parte de um minúsculo grupo de jogadores que conseguiram manter seus recordes por mais de 30 anos.
PDP-1
O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.