Alguns anos atrás as páginas da Internet eram totalmente estáticas, sendo impossível qualquer tipo de interação com o usuário. Por um tempo isso foi suficiente, mas as novas utilidades que foram dadas à grande rede exigiram que essa interação fosse permitida ou que as páginas aceitassem executar códigos programados e não mais apenas exibirem informações fixas.

Em 1995, tentando suprir essa necessidade, a Sun criou os applets, que eram programados em linguagem Java. Eles nada mais são do que pequenos aplicativos capazes de tirar proveito da máquina virtual Java (necessária para interpretar códigos escritos nessa linguagem) instalada em navegadores. Através deles já era possível gerar alguma interatividade, e isso era inovador! A barreira da passividade do usuário com a Internet estava quebrada.

A Netscape, que produzia os navegadores de mesmo nome e que dominavam o mercado na época tratou logo de torná-los totalmente compatíveis com os applets, mas decidiu desenvolver uma linguagem de objetivos semelhantes, mas melhorada. Ela a batizou de LiveScript, que era uma versão muito simplificada do Java, podendo ser executada somente em páginas web. Antes mesmo que esse nome fosse fortemente divulgado ele já foi modificado para JavaScript, e assim se firmou até hoje.

Importância do JavaScript

Atualmente toda grande página tem algum código JavaScript rodando. Ele permite que se recebam dados dos usuários e o próprio navegador os analise, ou que sejam geradas mensagens que são exibidas em janelas no navegador do cliente. Também é possível validar campos antes que estes sejam enviados a um banco de dados ou trocar imagens dinamicamente, enfim, ele pode gerar ações nas páginas, algo impossível somente com HTML e CSS.

Se você já sabe ao menos o básico sobre HTML e CSS, então seu próximo passo para se tornar um desenvolvedor de páginas web é, sem dúvida, o JavaScript. Ela é uma linguagem simples e de fácil compreensão. Se não a conhece ainda, você vai gostar!


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Criar um jogo é muito mais complexo do que parece. São milhares, às vezes, milhões de linhas de código. Isso não é exagero! Apenas o jogo Ultima Online possui 6.006.313 linhas de programação, totalizando 25.103.295 palavras