Na aula anterior, você aprendeu o que é uma tag. Agora chegou a hora de entender algo muito importante: tag, elemento e atributo não são a mesma coisa.

Separar esses conceitos vai evitar confusões que acompanham muita gente por anos.

O que é uma tag?

Uma tag é um marcador que usamos para indicar ao navegador o tipo de conteúdo que estamos escrevendo.

Ela normalmente aparece entre os sinais de menor e maior:

 <p> <h1> <img> 

Existem dois tipos principais de tags:

  • Tags de abertura (sem a barra)
  • Tags de fechamento (com a barra)
 <p>  </p>  

O que é um elemento HTML?

Um elemento HTML é o conjunto completo:

  • Tag de abertura
  • Conteúdo
  • Tag de fechamento

Veja um exemplo de elemento completo:

 <p>Este é um parágrafo.</p> 
Sempre que falamos em elemento, estamos falando da tag + conteúdo juntos.

Tags vazias (ou auto-fechadas)

Algumas tags não possuem conteúdo e, por isso, não têm fechamento. Elas são chamadas de tags vazias.

Exemplos comuns:

 <br> <img> <input> 
Tags vazias não envolvem conteúdo. Elas apenas executam uma função específica na página.

O que são atributos?

Os atributos servem para fornecer informações extras sobre um elemento. Eles ficam sempre dentro da tag de abertura.

Exemplo:

 <img src="imagem.jpg" alt="Descrição da imagem"> 

Nesse exemplo:

  • src indica o caminho da imagem
  • alt descreve a imagem
Atributos seguem o padrão nome="valor".

Resumo visual dos conceitos

Um erro muito comum é chamar tudo de “tag”. Ser preciso nesses conceitos faz você evoluir mais rápido no HTML.

💾🧠 Resumo da aula para nunca mais esquecer

  • Tag é o marcador que indica o tipo de conteúdo
  • Elemento é a tag + o conteúdo
  • Algumas tags não possuem fechamento (tags vazias)
  • Atributos adicionam informações extras aos elementos

Na próxima aula, vamos aprender sobre títulos e parágrafos e entender como organizar o conteúdo de forma correta.


HARDWARE

Entendendo o seu computador

O que há dentro do meu computador?

Existem alguns componentes fundamentais presentes dentro do seu computador e é muito importante que você conheça um pouco sobre eles, seja para argumentar com algum vendedor durante a compra de um novo PC ou para identificar alguma atitude desleal de algum técnico que esteja te passando um orçamento para reparo. Na seção Raio-X aqui do Contém Bits você pode conhecer e entender mais detalhadamente sobre cada componente, ou também pode clicar abaixo no componente que deseja, para conhecê-lo melhor.

  • Gabinetes

  • Placas-Mãe

  • Processadores

  • Memória

  • Fontes

  • Drives Ópticos

  • Discos Rígidos

  • SSD

  • Placas de Som

  • Placas de Vídeo

Você Sabia?

Instalar vários aplicativos com o mesmo propósito, como editores de texto, reprodutores de músicas ou vídeos e até programas antívirus sobrecarregam o seu sistema operacional e ainda ocupam espaço desnecessário em seu HD. Tenha apenas um bom programa para cada função.


Apenas no ano de 1982, o clássico Pac Man vendeu mais de 400 mil máquinas de fliperama em todo o mundo e recebeu cerca de 7 bilhões de moedas nestas máquinas. Saiba mais.


O primeiro computador a conseguir rodar o jogo Spacewar era o PDP-1, que custava 120 mil dólares e pertencia ao Massachusetts Institute of Technology. O jogo demorou 200 horas para ser desenvolvido, em 1962, e seu criador foi um cientista da computação chamado Steve Russel.


Em 1949 a revista Popular Mechanics fez uma previsão para o futuro, dizendo: "Um dia os computadores pesarão menos do que 1,5 tonelada". E pensar que temos smartphones capazes de realizar milhões de vezes mais operações do que os computadores daquela época.


A Máquina de Pascal, criada em 1642 pelo filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal, é reconhecida como o primeiro computador do mundo e ele foi criado com o objetivo de calcular impostos. Saiba mais.